domingo, 4 de dezembro de 2011

das reflexões #1

Acho que em tempos de tanta correria, de tanto movimento, de tanta obsolescência (ora, o Pós-Moderno), cabe uma reflexão de pouco menos de oito minutos, em forma de vídeo, sobre as relações de avanço e retorno, de construção e desconstrução entre a moda, a cidade, o recolhimento e o feito à mão.


"A feitura das peças exige sempre muita concentração (...). É como se o cérebro se compartimentasse em dois, sendo que uma parte coordena o tecimento, e a outra, a livre fruição do pensamento. Eu gosto de pensar nessa quantidade de pensamento e ideias que habitam cada ponto tecido."

"Ao mesmo tempo que eu sinto urgência de pensamento, de interação com as coisas do mundo, eu sinto que a vida precisa equilibrar esse aspecto com a imersão num tarefa que demande muito do seu tempo e da sua paciência. De poder se dedicar a uma peça por muitas horas, construindo, dando vida, com todas as agulhas... é um exercício de paciência. E paciência é sabedoria."

"Se anda pra frente, mas também se anda pra trás. Esse entendimento é fundamental pra essas técnicas, porque são movimentos constantes de de tecer e desmanchar. É uma metáfora para o andamento da vida e para o desdobramento do tempo."



Um pouquinho das subjetividades do Handmade, e de qualquer outro produto confeccionado manualmente, creio eu.


Dica da Will.

Bom restinho de domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário